100 dias de governo

O prefeito Issy Quinan Júnior concedeu, na manhã desta sexta-feira, dia 12, entrevista ao radialista Olívio Lemos, no programa Correspondente Vianopolino, da Rádio Líder FM, o prefeito afirmou estar convicto dos grandes avanços já nos primeiros 100 dias de sua administração.

EDUCAÇÃO

Na educação, o prefeito destacou o cumprimento das conquistas obtidas pela classe e o pagamento linear dos professores, que antes encontravam dificuldades em receber seus salários em dia. Afirmou estar envidando todos os esforços para a solução definitiva da Creche do Bairro São José, embargada pelo desvio de recursos da obra. Garantiu que a educação é prioridade em seu governo e disse que todas as unidades educacionais receberão reformas, que já foi iniciada pontualmente na escola do Ismeril.

SECRETARIA DE AÇÃO E PROMOÇÃO SOCIAL

Apresentou um balanço positivo da Secretaria, onde diversos cursos foram oferecidos, com vistas a gerar a cidadania e inserir o cidadão no mercado de trabalho. Discorreu sobre o “Dia da Partilha”, onde alimentos arrecadados no carnaval foram destinados ao Lar dos Idosos, Apae e Secretaria de Ação e Promoção Social, para cestas básicas aos carentes.

TRANSPORTE

No setor de transportes afirmou sobre as péssimas condições que encontrou o maquinário da secretaria, onde praticamente todos estavam sucateados. Recuperaram o que foi possível e realizou leilão das sucatas. Destacou a limpeza, roçagem e capinagem em vários espaços públicos, em especial no trevo da cidade, além de colocar a coleta de lixo em dois turnos.

ESPORTE E LAZER

No setor de esporte e lazer destacou a realização do carnaval deste ano, que mesmo com muitas dificuldades, conseguiu realizar um dos melhores carnavais de rua de Vianópolis, com arrecadação de alimentos destinados a pessoas carentes e entidades filantrópicas do município. Falou do curso de formação de árbitros e que esta procurando estruturar e dar melhores condições para a seleção da cidade.  Quanto ao Projeto Segundo Tempo, em parceria com a Agência Goiana de Esporte e Lazer – AGEL, afirmou que será implantado nos próximos meses. Quer investir na iniciação esportiva, pois acredita nela como prioridade na formação de atletas e cidadãos.

SAÚDE

Na saúde, o prefeito disse que houve grandes avanços, principalmente na área oftalmológica, e quer trazer várias especialidades. Realizou a Semana Nacional da Saúde na Escola. Programa de Próteses Dentárias.  Recomposição dos Postos de Saúde, incluindo a disponibilização de odontólogo em Caraíba. Reconhece que muito ainda tem que se fazer e que confia na sua equipe de governo para a melhoria deste setor.

FINANÇAS

Questionado sobre as finanças do município, Issy Quinan afirmou que a situação financeira do município esta bem melhor do que lhe foi repassada. Disse que tem se pautado na responsabilidade no gasto do dinheiro público, com planejamento e muita responsabilidade, e que a prefeitura esta em dia com suas obrigações e que possui hoje, condições de conseguir recursos na esfera federal e estadual, por estar com todas as suas certidões.

TRANSPORTE ESCOLAR

Destaca como a principal ação dos cem dias de seu governo. Disse que o processo licitatório foi claro e que hoje os alunos que necessitam do transporte possuem um excelente serviço. Disse que além da qualidade dos veículos ter melhorado 100%, é preciso recuperar e reconstruir as estradas vicinais. Garante que a frota do município é uma das melhores do Estado. Questionado por uma ouvinte, sobre o acompanhamento dos alunos mais novos, disse que tem orientado os motoristas e que disponibiliza de câmaras nos veículos para o monitoramento interno.

BLOCO DE PERGUNTAS

Que análise o prefeito faz do desempenho de seu secretariado?

Prefeito: Uma análise positiva, onde os cem dias nos permite uma visão mais clara e um maior planejamento, para a realização das ações. Confio na idoneidade, na honestidade e determinação de todos os meus secretários e equipe de governo.

O senhor pretende asfaltar o restante do Bairro Michele?

Prefeito: Já existe um projeto que foi ingressado no Ministério das Cidades, onde teremos  recursos na ordem de hum milhão e meio de reais  para o término da pavimentação asfáltica do Bairro, incluindo o Setor Manoel Gouveia, onde restam 27 mil metros para a conclusão asfáltica.

O prefeito vai concluir o asfalto nas ruas que não foram concluídas, como a Avenida 19 de Agosto?

Prefeito: Isto foi uma das maiores aberrações que aconteceu no município, configurando falta de planejamento e respeito ao cidadão. Vou concluir esta pavimentação das ruas do Bairro São José, que além do asfalto, vamos construir um canteiro central arborizado, o que trará grande valorização ao bairro.

O senhor pode construir de um quebra-molas em frente à pamonharia Rodeio Way?

Prefeito: Acolho a sugestão da ouvinte. Informo que recebi a garantia do presidente da Agetop, Jaime Rincon, que a até o final deste semestre, toda a Avenida da Kalil Elias Neto será reconstruída.

Quando o senhor vai encaminhar os carnês do IPTU?

Prefeito: Brevemente. O município necessita realizar obras, e precisamos incrementar nossa arrecadação, e gostaria que todos os cidadãos pagassem os seus impostos.

O prefeito sente alguma dificuldade em comandar a prefeitura?

Prefeito: Em hipótese alguma. Sou determinado e sei o que quero. Tenho minhas limitações, igual a todo mundo, mas não me falta força de vontade e fé em Deus. Continuaremos a vencer os desafios, e com a colaboração das pessoas de bens, todos os vícios que anteriormente existiam serão vencidos.

O senhor vai manter o novo horário de funcionamento da prefeitura.

Prefeito: Todos nós servidores públicos, temos o dever de cumprir oito horas diárias. Quero enaltecer o papel do funcionário público pela sua responsabilidade e confio no seu cumprimento. O Decreto que assinei apenas cumpre uma determinação legal.  Não sou uma pessoa intransigente e estarei sempre aberto as negociações, desde que às oito horas diárias sejam cumpridas. Entendo que  algumas situações pontuais devem ser observadas, mas com diálogo e entendimento, tudo se resolverá.

O que o prefeito tem a dizer sobre a mudança de local das casas do governo federal?

Prefeito: Existia uma polêmica do local da construção das casas, mas me reuni recentemente com  os contemplados na prefeitura e lhes assegurei que não existe nenhum risco de embargo e perca das suas casas. Ainda não iniciamos as construções das quarenta casas, por estarmos aguardando a liberação dos recursos por parte do governo federal. Quanto à praça para o setor Umbelino, concordo que deve ser feita e pretendo fazer uma revolução na reurbanização da cidade.

O prefeito vai levar o asfalto para o Bairro Manoel Gouveia ainda este ano?

Prefeito: Não posso assumir este compromisso para este ano. Pretendemos realizar o trabalho no Bairro com bloquetes, que também será implantado no Bairro Michele, onde vinte mil metros quadrados serão necessários, e o restante, sete mil metros, serão feitos através de asfalto.

O senhor vai construir o Posto de Saúde do Bairro São José?

Prefeito: Os  postos de saúde não depende apenas de uma vontade do prefeito, por trata-se de um programa federal, que observa o número de moradores. Mas se houver mudança nas regras e o bairro se enquadrar nas exigências, não resta dúvidas que ele será contemplado.

Que medidas que devem ser tomadas para quem joga lixo em local proibido?

Prefeito: Lamento e repudio ações contra a prática de se jogar lixo em lotes baldios, onde mais que um desrespeito ao cidadão, é um mal que ele comete a si mesmo. Tomaremos medidas severas e peço ajuda aos cidadãos para conscientizar a quem pratica este ato lamentável.

Quando será terminado o asfalto do Bairro de Lourdes?

Prefeito: Brevemente pretendemos terminar esta obra, onde faltam por volta de dois e seiscentos metros, aproximadamente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Termina sua entrevista agradecendo os profissionais da Rádio Líder FM e aos ouvintes. Disse  que a cada dia que passa aumenta a intenção de mais trabalhar por Vianópolis. Afirma que é prefeito de toda a população e pede a colaboração de todos para bem servir o município. Disse que as portas da prefeitura estarão sempre abertas, pois lá é a casa do povo, onde considera-se um funcionário e emprego dele.

 

Assessoria de Imprensa