Agentes de endemias estão realizando as visitas domiciliares, mas apenas no formato de peridomicílio por causa dos protocolos da Covid-19. Atitudes simples controlam a proliferação do mosquito
Com a chegada do período chuvoso em Vianópolis, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência do Departamento de Endemias, alerta a população sobre a importância de manter ações rotineiras de combate ao mosquito da Dengue.  

Os agentes de endemias estão realizando as visitas domiciliares no formato de peridomicílio respeitando os protocolos da Covid-19. Na ocasião, eles fazem o trabalho de orientação aos moradores sobre como cuidar do interior dos seus imóveis no combate o Aedes Aegypti.

De acordo com Elma Maria Santos, gerente do Departamento de Endemias, são atitudes simples que  controlam a proliferação do mosquito. “Orientamos sempre que as pessoas devem manter limpos os ralos, calhas, piscinas e caixas d’água, além de não deixar água nos pratinhos das plantas e retirar do quintal tudo que possa acumular água. Bastam alguns minutinhos por dia para que os criadouros sejam eliminados”, enfatiza.

A Gerência do Departamento de Endemias também realiza, dentro do programa de combate à dengue, varreduras em áreas específicas voltadas para as necessidades dos focos encontrados, acompanhamento com aplicações mensais de inseticidas em imóveis onde as condições não permitem a prevenção dos insetos e aplicação de inseticidas de agravos ou doenças causadas pelo  Aedes Aegypti.

“Caso seja encontrado focos do mosquito, devem ser eliminados e o objeto onde foi encontrado precisa ser retirado ou feito manutenção corretamente”, alerta Elma Maria. 

Comunicação Governo de Vianópolis