ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 09 set 2014 · Educação

IDEB

IDEB DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE VIANÓPOLIS APRESENTOU EXCELENTE CRESCIMENTO E METAS PROPOSTAS FORAM SUPERADAS

Por Olívio Lemos

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013 mostra que as escolas estaduais e municipais de Vianópolis ultrapassaram as metas previstas para os anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental, assim como nos anos finais (6º ao 9º ano).

O indicador mede a qualidade do aprendizado e da infraestrutura das cerca de 190 mil unidades escolares de Ensino Fundamental e Médio em todo Brasil. Os números foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

No âmbito nacional, o Estado de Goiás se destacou avançando da 5ª para a 1ª posição do ranking do IDEB.

Segundo o relatório do MEC, dois fatores principais foram responsáveis por Goiás estar no topo do ranking. Primeiro foi o avanço da nota do ensino médio no Estado, que era de 3,6 e passou para 3,8. Segundo, os Estados que ocupavam as primeiras posições tiveram grandes quedas nas notas do levantamento deste ano.

Além desses dois motivos, outro fator que favoreceu Goiás no Ideb foi a taxa de rendimento, que é obtida a partir de dados sobre aprovação, abandono escolar e reprovação.

As escolas estaduais de Vianópolis que em 2011 tiveram índice de 4.7, alcançaram índice 5.0 nos novos números divulgados pelo MEC. Já as escolas da rede municipal de ensino, que em 2011 obtiveram índice 5.7, agora alcançaram índice 6.0.

Tanto nas escolas estaduais, quanto nas escolas municipais de Vianópolis, as metas propostas anteriormente pelo Ministério da Educação foram superadas.

Confira os índices alcançados pelas escolas estaduais e municipais de Vianópolis acessando o seguinte endereço na web: www.inep.gov.br.

 

Fonte: Correspondente Vianopolino