SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INICIA MOVIMENTO OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E DE PRÓSTATA

Por Olívio Lemos

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou os Movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul, conhecidos em todo mundo pela realização de ações de conscientização e prevenção do câncer de mama e também do câncer de próstata.

No outubro rosa, as mulheres vianopolinas são convidadas a realizarem exames para prevenir o câncer de mama.

As taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil ainda são elevadas pois, quase sempre, a doença é diagnosticada em estágio avançado.

Buscando se prevenirem, as mulheres a partir dos 40 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas.

Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o médico ou a enfermeira que atendeu a mulher solicitará uma mamografia para confirmação diagnóstica.

Já entre os 50 e 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento a cada dois anos.

De acordo com a Secretária Patrícia Maria Corrêa, durante este mês, as mulheres de Vianópolis devem procurar uma das unidades de saúde do município e realizar o exame clínico da mama.

Já no mês de novembro, segundo esclareceu Patrícia Maria Corrêa, será a vez dos homens procurarem as unidades de saúde do município e realizar os exames preventivos da próstata.

Os homens com idade superior a 45 anos devem fazer exames anualmente.

Ainda já muito preconceito dos homens para a realização do exame retal, mas é imprescindível para a detecção precoce e, consequentemente, a realização do tratamento adequado.

O exame dura menos de 15 segundos, é praticamente idolor e não afeta em nada a masculinidade do paciente.

A Secretária de Saúde, Patrícia Maria Corrêa destacou que a prevenção é muito importante, uma vez que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens, e o mais freqüente nos que já passaram dos 50 anos.

Fonte: Correspondente Vianopolino