DIRETOR DO HOSPITAL DE VIANÓPOLIS E SECRETÁRIA DE SAÚDE PARTICIPAM DE SESSÃO DA CÂMARA 

Por Olívio Lemos, com colaboração de Cleverlan Antônio do Vale e fotos de Adalberto Macedo

O médico Jamil Elias Dib, Diretor do Hospital e Maternidade São Sebastião e a Secretária Municipal de Saúde, Patrícia Maria Correa, participaram da sessão de ontem da Câmara Municipal de Vianópolis e responderam às perguntas dos vereadores sobre o atendimento da saúde pública em Vianópolis.

Uma das grandes reclamações, que levou o vereador Edson do Salão a convocar a Secretária e a convidar o Médico Jamil Elias Dib, é quanto a constante falta de médicos no Hospital e Maternidade São Sebastião, principalmente, durante o dia.

O diretor do hospital de Vianópolis, iniciou suas explicações dizendo que o hospital é uma empresa particular que atua há mais de 43 anos no município, que possui convênios com o Ipasgo, Unimed, Cassi (Banco do Brasil), e com a prefeitura, através de convênio firmado para atendimento dos casos de urgência, e dos plantões das 19:00 as 07:00 da manhã, inclusive nos finais de semana e feriados. Que vê muitas dificuldades na contratação de médicos para o hospital, em detrimento do alto custo dos contratos. Disse ainda, que já propôs ao município o aluguel de toda a estrutura, tornando o hospital municipal.

A Secretária Patrícia Maria Correa, explicou sobre o atendimento nos postos de saúde, que somente no mês de agosto aproximou-se de 3 mil atendimentos. Disse, ainda, em resposta a questionamentos, que o município diante dos repasses que recebe, torna-se impossível assumir o hospital, principalmente, por não poder transferir os postos de saúde para o mesmo. Explicou sobre os procedimentos de emergência, da ineficiência do atendimento do SAMU, do desvio de verbas da saúde pela administração passada, das dificuldades encontradas pela secretaria, dos acordos realizados com o hospital para não deixar faltar médicos nos plantões, e dos grandes desafios que tem encontrado para melhorar cada dia o atendimento da saúde no município.

Ambos se comprometeram a participar de todo e qualquer debate que envolva a saúde, para juntos, encontrar soluções para os problemas existentes. A Secretária Municipal convocou a população a participar mais das reuniões do Conselho Municipal, e aceitou o convite do vereador Edson do Salão, para ir até o prefeito Issy Quinan Júnior para encontrar soluções aos problemas existentes.

Fonte: Correspondente Vianopolino