ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 17 mar 2017 · Educação

Colégio Militar

Goiás vai ganhar mais dez Colégios da Polícia Militar; veja onde

No ranking do Enem em Goiás os colégios militares ocupam os cinco primeiros lugares da rede estadual de ensino

Goiás vai ganhar mais dez Colégios da Polícia Militar, totalizando 45 unidades até o ano que vem. As novas escolas estão em fase de implantação em Águas Lindas de Goiás, Goianápolis, Itapuranga, Luziânia, Mineiros, Pontalina, Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia e Vianópolis.

De acordo com a corporação, a expansão do modelo de ensino foi feita para atender um apelo da sociedade. “Houve uma procura e aceitação muito grande. O diferencial das escolas militares é a busca pela melhoria do ensino com a participação efetiva da comunidade, na tentativa de identificar e resolver os problemas e desenvolver as melhores práticas educacionais”, afirma o coronel Anésio Barbosa Júnior, comandante de Ensino da PM-GO.

As novas unidades não serão construídas, mas passarão por um processo de adaptação para o novo formato. A mudança será tratada por meio de projeto de lei, a ser aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás – as dez novas unidades já foram aprovadas pelo legislativo estadual.

Para preencher os quadros, é preciso ter pelo menos 16 policiais militares em cada unidade. O trabalho será feito por policiais aposentados que tenham interesse em retomar as atividades. A expectativa é de que as instituições já sejam geridas pela corporação no ano letivo de 2018.

O modelo

O conteúdo curricular das instituições militares é praticamente o mesmo, com a inclusão das disciplinas de Civismo e Cidadania, ministradas por militares que ensinam valores humanos e a disciplina no dia a dia. O ingresso de novos alunos se dá por sorteio das vagas.

Os PMs exercem ainda funções administrativas, como fazer as chamadas dos alunos e o contato com os pais, visando a otimização de resultados, já que os professores podem se dedicar mais às atividades em sala de aula.

O modelo de ensino foi se expandindo gradativamente a partir de 2013, quando haviam apenas seis unidades em todo o estado. Naquele ano, houve o acréscimo de 12 unidades e foram mais 9 entre 2014 e 2015, além de oito em 2016. Atualmente, cerca de 40 mil estudantes cursam a segunda fase do ensino fundamental e o ensino médio nas 35 unidades geridas pela PM.

No ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 em Goiás, colégios militares ocupam os cinco primeiros lugares da rede estadual de ensino.

Fonte: Curta Mais