Cerimônia celebrou os 73 anos do município com a presença de diversas autoridades

Vianópolis completou 73 anos de emancipação na última quinta-feira (19) com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Ao lado do prefeito Samuel Cotrim e de diversas autoridades, foram entregues a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); Academia da Saúde “Rosimey Rodrigues Rocha de Siqueira”; Pista de Caminhada “Natalino José Cotrim”; revitalização da Praça “Terezinha Moreira Caixeta”; Praça “Maria Suely Machado Fernandes”, localizada no distrito de Caraíba; dois ônibus escolares.

Na ocasião, o governador também assinou uma ordem de serviço para implantação de quadra coberta e passarelas no Colégio Estadual Armindo Gomes e autorizou a construção de 42 unidades habitacionais.

Caiado citou parcerias com deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. “Só fazemos se tivermos uma ação conjunta”, afirmou. Antes da solenidade, ele vistoriou ao lado do prefeito Samuel Cotrim à ETE, que integra o sistema e conta com quatro lagoas, sendo duas facultativas e duas de maturação; leitos de secagem; caixas de areia; dentre outros equipamentos. Foram investidos R$ 14,1 milhões para execução de 65,4 quilômetros de novas redes coletoras, interceptores e emissário final, além de mais de 3.200 ligações de esgoto.

“Esse é o padrão a que queremos chegar no Estado de Goiás para atender à totalidade dos municípios”, comentou o governador. “Na hora em que você coloca a Saneago no leito normal, você vê a quantidade de obras que são realizadas”, destacou.

Com o novo empreendimento, a Saneago conseguirá atender a cerca de 66% da população urbana de Vianópolis. O sistema irá contemplar os seguintes setores: Bairro Blazi, Bairro Mutirão, Central, de Lourdes, Delfino, Ferreira Santos, Manoel Gouveia, Michelle, Mutirão, Santo Agostinho, Santos Dumont, São José, Sonhos Parques, Vila dos Santos e Vista Alegre. Já o abastecimento de água é universalizado, e toda a população urbana recebe água tratada em casa.

“Isso significa muito para a saúde das pessoas, menos doenças causadas pela falta de esgoto, mais conforto para as pessoas e cuidado com o ambiente”, declarou o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski. “Não é uma obra que a gente inaugura e fica anos ou meses sem entrar em funcionamento. Ela é já inaugurada e entra em operação”, completou.

O Prefeito, Samuel Cotrim agradeceu os investimentos. “É algo que a população almeja”. Para ele, uma boa gestão é o que faz diferença na vida da comunidade. “Política é feita dessa forma que o governador está fazendo, com muita seriedade e transparência”, reforçou.

Educação

Os dois ônibus rurais escolares (ORE) entregues ao município foram adquiridos por R$ 387.264,00, por meio de recursos de emendas parlamentares apresentadas por deputados federais e senadores representantes de Goiás no Congresso Nacional. Cada um tem capacidade para 29 passageiros.

Já a ordem de serviço assinada na quinta-feira, no valor de R$ 316.439,77, autoriza implantação de quadra coberta e passarelas no Colégio Estadual Armindo Gomes. No local, será demolida a antiga estrutura e construídas uma nova quadra coberta e passarelas de ligação.

Na Educação, os investimentos do Governo de Goiás em Vianópolis, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), alcançam R$ 3,2 milhões. O município conta com três escolas da Rede Estadual de Ensino, que atendem a 1.223 alunos. Com o programa Reformar, destinado a pequenas reformas nas unidades escolares, foram investidos no município R$ 171 mil, enquanto que pelo Equipar foram R$ 472,5 mil para compra, de forma direta e descentralizada, de equipamentos como computadores, materiais de laboratório e utensílios de cozinha.

Para aquisição de kit escolar, tênis e uniforme, foram destinados R$ 161,1 mil. Outros repasses foram para transporte (R$ 1 milhão), merenda (R$ 574,4 mil), Conectar (R$ 15,3 mil) e Pró-Escola (R$ 188,3 mil). Está no início a obra de execução da quadra coberta com vestiário do Colégio Estadual Jandira Bretas Quinan, na qual serão injetados R$ 631 mil.

A revolução na educação provocada pela gestão de Caiado já mostra resultados. A aluna do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Armindo Gomes, Valentina Soares da Silva, de 11 anos, não vê diferença entre o conteúdo ministrado nas escolas particulares e públicas. “Eu me mudei para Vianópolis há pouco tempo. Estava em um colégio particular, e o estudo [da escola pública] está bem alinhado ao da rede privada”, contou a estudante.

Política habitacional

O governador autorizou, durante a solenidade, a construção de 42 unidades habitacionais em Vianópolis, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab). “Mais um presente para vocês. Pode levar a documentação para a Agehab, que já está incluída para esta primeira licitação. Entregando toda a documentação, já vamos iniciar a construção rapidamente”, anunciou.

No município, graças à parceria com governo federal e Associação Estadual dos Pequenos Agricultores de Goiás (Aepago), o Governo de Goiás investe na construção de 12 unidades habitacionais na zona rural. A obra está com 80% de execução e previsão de conclusão em dezembro de 2021. O valor total do investimento é de R$ 556,2 mil, sendo R$ 180 mil do Governo Estadual e R$ 376,2 mil de contrapartida do Governo Federal.

Presenças

A solenidade contou com a presença do prefeito Samuel Cotrim, da primeira-dama, Daniela Cotrim, do vice-prefeito Marcelo Rezende, do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Lincoln Tejota, do presidente da Saneago, Ricardo Soanviski, dos deputados: Adriano do Baldy (Federal), Célio Silveira (Federal), Delegado Waldir (Federal), Tião Caroso (Estadual), o ex-prefeito Issy Quinan Junior, prefeitos das vizinhas e demais lideranças, vereadores e membros da comunidade vianopolina.

Superintendência de Comunicação, com informações do Governo de Goiás
E-mail: comunicacao@vianopolis.go.gov.br