POSTADO EM 14 abr 2021 · Ação Social

GOVERNO DE VIANÓPOLIS DIVULGA PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DO BEM QUE OFERECE BOLSA DE ESTUDOS A JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

O programa da OVG terá o auxílio da Secretaria de Promoção e Assistência Social

O Governo de Vianópolis divulgou nesta quarta-feira (14), o Programa Universitário do Bem (ProBem), que representa a oportunidade de acesso a milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social a bolsas de estudo na modalidade parcial ou integral para a primeira graduação.

Para usufruir dos benefícios do programa o estudante deverá ser aprovado em processo seletivo mediante edital publicado (https://bit.ly/3uMzRHK). Sendo contemplado, a partir da verificação de sua situação de vulnerabilidade, contará com o benefício no valor de 50% (bolsa parcial) ou 100% (bolsa integral) do valor da mensalidade, acompanhamento integral à família e participará do Banco de Oportunidades.

• Candidato residente no Estado de Goiás
  • Candidato matriculado em curso de graduação presencial em IES cadastrada
  • Candidato que não frequente curso superior a distância ou semipresencial
  • Candidato que não possui diploma de graduação nem está matriculado em outro curso de ensino superior
  • Candidato economicamente hipossuficiente, ou seja, que se encontra em situação de vulnerabilidade atestado pelo indicador multidimensional de pobreza
  • Candidato que estiver inscrito no Cadastro Único
  • Candidato que não teve desligamento do Programa devido a ocorrência de infrações descritas no art. 15 da Lei Estadual 20.957

A partir da inscrição no Cadastro Único, os candidatos serão classificados do mais vulnerável para o menos vulnerável considerando as seguintes dimensões:

• Perfil e composição familiar
  • Restrições de acesso ao trabalho e renda
  • Falta de acesso ao conhecimento e escolaridade
  • Escassez de recursos (privações de acesso a bens e serviços necessários às famílias)
  • Carências habitacionais (condições de moradia)

Valor do Benefício

O estudante aprovado em processo seletivo poderá ser beneficiado com bolsa de 50% ou 100% do valor da mensalidade (base de cálculo), limitados aos valores abaixo:

Curso em Geral

Até R$ 650 (Bolsa 50%)

Até R$ 1.500 (Bolsa 100%)

Medicina e Odontologia (exceções)

Até R$ 2.900 (Bolsa 50%)

Até R$ 5.800 (Bolsa 100%)

Banco de Oportunidades

O bolsista do ProBem terá acesso ao Banco de Oportunidades, que a OVG em parceria com órgãos e entidades públicas, organizações não governamentais e empresas privadas, vão proporcionar aos jovens o acesso e a integração ao mundo do trabalho através de:

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Promoção do acesso ao mercado de trabalho, valorização do estágio remunerado e incentivo a projetos de iniciação científica e de extensão universitária.

REALIZAÇÃO DE CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
Disponibilização de cursos, palestras, oficinas e eventos de aperfeiçoamento e qualificação profissional para o desenvolvimento de habilidades e a formação complementar.

PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES SOCIAIS
Atuação em projetos sociais da OVG e do Estado, além de doação de sangue.

Acompanhamento Socioassistencial as famílias

O Probem irá realizar o acompanhamento socioassistencial de forma integral as famílias mais vulneráveis do programa. A ação será desempenhada por equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais e psicólogos, que após a identificação de vulnerabilidades irão desenvolver propostas de intervenções sociais com o referenciamento na rede socioassistencial e articulação com demais políticas públicas. Tendo em vista a proteção social, o fortalecimento de vínculos e o estímulo da autonomia e do protagonismo do beneficiário e seu grupo familiar.

Manutenção do benefício

Para o beneficiário manter-se inscrito no ProBem deverá comprovar:

• Anualmente a condição de vulnerabilidade socioeconômica a partir do indicador multidimensional da pobreza (manter inscrição no CadÚnico atualizada).
  • Semestralmente o aproveitamento acadêmico de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) nas disciplinas cursadas no semestre.
  • Semestralmente a efetiva participação nas atividades disponibilizadas no Banco de Oportunidades.
  • Manter os mesmos requisitos de ingresso ao Programa.

Inscrições

Para os que ainda não são inscritos, é necessário se cadastrar no Cadastro Único do Governo Federal, até 25/05/2021. A inscrição deve ser realizada na Secretaria de Promoção e Assistência Social.
Para quem já é inscrito, basta se inscrever no programa pelo site: www.ovg.org.br entre 26/06 a 09/07/2021.