Como foi … Como é… Como  será?

Deparei-me,  hoje, com um fato que me fez lembrar

SUJISMUNDO/SUGISMUNDO. Alguns escrevem com J outros com G, mas não tem importância. Sujismundo  foi um personagem de animação, criado por Ruy Perotti, utilizado em filmes de publicidade para televisão, muito popular na década de 1970 no Brasil. Criado para uma campanha educativa do Governo Federal intitulada “Povo desenvolvido é povo limpo”, incentivava a limpeza e a higiene nas cidades. Representava um ser humano todo  sujo, com moscas ao redor e, esparramando lixo por todo lado.

Pois é,  hoje, vi a obra de um Sujismundo.  Um monte  de lixo jogado em área de Área de Preservação Permanente( APP) em frente a rodoviária . Daí,  para pensar “ como acontece ?”   foi um salto.

Não acontece por desinformação. Acontece por falta de educação, “de berço” como diriam os mais antigos. Outros, mais indignados, dizem que quem faz tal coisa é filho de “chocadeira”. A chocadeira não tem condições para educar. É falta de respeito com o meio ambiente, é falta de respeito com quem chega a nossa cidade, é falta de respeito com quem trabalha para a limpeza da cidade e, sobretudo, é falta de respeito aos próprios moradores de nossa comunidade.

Se de 1970 até os dias atuais são passados 44 anos e as aberrações se repetem….

Aí, me pergunto: Como foi… Como é… Como será?

 

Hugo Antonio Borghi

Secretário Municipal do Meio Ambiente