SECRETÁRIO VIANOPOLINO DISCUTE A CORRETA DESTINAÇÃO DAS TONELADAS DE LIXO PRODUZIDAS EM VIANÓPOLIS

 

Por Olívio Lemos

 

Visando resolver um dos principais problemas enfrentados atualmente pelos municípios brasileiros “A Correta Destinação dos Resíduos Urbanos “(LIXO), o Secretario de Meio Ambiente Hugo Antônio Borghi e o Agente de Fiscalização do Meio Ambiente Dalton de Souza, participaram de uma reunião com prefeitos da região da Estrada de Ferro na cidade de Bela Vista Goiás.

 

Na reunião, foi discutida a criação de um consórcio entre os municípios de Vianópolis, Silvânia, Leopoldo de Bulhões, São Miguel do Passa Quatro e Bela Vista.

 

A criação do consórcio tem como objetivo a construção de um Aterro Sanitário para atender essas cidades.

 

O aterro seria instalado em local estratégico de forma que atenderia todos os municípios próximos.

 

Conforme lei federal 12.305, Política Nacional dos Resíduos Sólidos, os municípios brasileiros têm até agosto deste ano, para se adequarem as exigências contidas na lei.

 

Sendo uma das exigências, o fim dos lixões e a correta destinação dos resíduos sólidos.

 

Vianópolis que atualmente encontra-se encaminhando seus resíduos “lixo” para o Aterro Sanitário próprio nas proximidades do Setor Delfino, busca uma nova solução e pretende continuar obedecendo o que disciplina a legislação ambiental.

 

Vale lembrar que a Lei Federal também estabelece que será prioridade por parte do governo federal quando da liberação de recursos para área de resíduos, os municípios que optarem por soluções consorciadas.

 

Atualmente, o município de Vianópolis é um dos integrantes do Consórcio intermunicipal Brasil Central que possui 25 municípios.Esse consórcio busca soluções para os problemas que os municípios enfrentam na área de resíduos.

 

A página do Consórcio Brasil Central pode ser visitada no site consorciobrasilcentral.eco.br

 

Fonte: Correspondente Vianopolino