PREFEITURA DE VIANÓPOLIS ORGANIZARÁ PALESTRA QUE ALERTARÁ PRODUTORES SOBRE PERIGOS DA LAGARTA HELICOVERPA ARMIGERA

 

Por Olívio Lemos

 

Através de portaria publicada ontem pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Estado de Goiás foi considerado como zona de emergência fitossanitária relativa ao risco de surto da praga Helicoverpa armigera em regiões produtoras de grãos.

A declaração significa que a proliferação dessa praga nas lavouras goianas poderá resultar em significativos prejuízos aos produtores rurais.

Com a declaração de emergência anunciada pelo Ministério da Agricultura, o Estado de Goiás terá prazo de um ano para implantar plano emergencial com a finalidade de evitar um surto da praga.

E preocupado com esta situação, o Prefeito Issy Quinan Júnior, que também é agricultor, anunciou que a Prefeitura de Vianópolis estará organizando uma palestra em que um especialista no assunto falará aos agricultores de nossa cidade e região sobre essa praga que está assustando produtores e pesquisadores.

A palestra acontecerá na segunda quinzena de dezembro no Crevi de Vianópolis e o palestrante de renome internacional passará aos agricultores informações sobre como combater a Helicoverpa armigera.

O prefeito Issy Quinan Júnior disse que a palestra a ser proferida em Vianópolis será de grande importância para que os agricultores recebam mais informações e possam estar preparados para enfrentar essa praga.

Em Goiás, houveram elevados números de ataque da praga no ciclo passado, sobretudo na safrinha.

Isto fez com que a Helicoverpa já estivesse presente nas áreas de verão neste ano, fato comprovado pelo aparecimento precoce da lagarta nas áreas recém-plantadas.

Técnicos da FAEG-Federação da Agricultura do Estado de Goiás estimam que os produtores goianos sofram com os prejuízos da Helicoverpa, sendo que as estimativas de aumento nos custos de produção cheguem a aproximadamente 600 milhões de reais.

Isso só na cultura de soja, principal produto cultivado no Estado de Goiás.

Fonte: Correspondente Vianopolino