(31.12.2013) – QUADRO ORIGEM DAS RUAS DE VIANÓPOLIS… RUA ELIAS CALIXTO

Por Olívio Lemos com fotos de Marivan Roberto.

Através do Quadro Origem das Ruas de Vianópolis você vai conhecer um pouco da história de vida de pessoas que dão nomes as ruas, avenidas e praças de nossa cidade.

Alguns dos nomes são desconhecidos dos mais jovens que não sabem o que essas pessoas representaram para a nossa comunidade.A intenção deste quadro é informar que ao colocar um nome em uma determinada rua, praça ou avenida, a Câmara Municipal e o poder público municipal prestam uma justa homenagem a cidadãos que de uma maneira ou de outra foram de grande importância para o município em suas áreas de atuação.

Para se criar o nome de uma rua, tudo começa na Câmara Municipal que analisa o projeto proposto por um dos vereadores e que depois de aprovado, precisa ser sancionado pelo prefeito do município.

Depois disto, a Prefeitura encarrega da confecção de placas e de comunicar aos correios, empresas de telefonia, energia elétrica e água o nome colocado em um logradouro.

Hoje no Quadro ORIGEM DAS RUAS DE VIANÓPOLIS vamos contar que uma das ruas do Bairro Michelli leva o nome daquele que foi o primeiro prefeito de Vianópolis.

Em primeiro de janeiro de 1949, o governador do estado de Goiás da época, Jerônimo Coimbra Bueno, esteve em Vianópolis para a solenidade de instalação do município, criado em 19 de agosto de 1948.

Uma decisão precisava ser tomada, que era a nomeação de um prefeito biônico, ou seja, por indicação.

Dentre as dezenas de homens de Vianópolis que lutaram e trabalharam arduamente pela emancipação da pequena localidade, um reunia naquele momento todas as condições para dar início à nova cidade de Goiás, contando, inclusive, com o aval da maioria das lideranças políticas do novo município.

Então, o governador Coimbra Bueno nomeou Elias Calixto, que se tornou o primeiro prefeito de Vianópolis.

Ele assumiu o cargo no dia primeiro de janeiro de 1949 e foi prefeito até a posse de João Batista Gomes (em primeiro de abril de 1949), sendo este o primeiro prefeito eleito pelo voto e considerado o emancipador, uma vez que foi um dos que mais lutaram pela emancipação de Vianópolis.

Elias Calixto é pai do médico Jamil Elias Dib, diretor e proprietário do Hospital e Maternidade São Sebastião, de Vianópolis.

Elias Calixto foi proprietário de um armazém de secos e molhados onde hoje funciona a farmácia Drogavillas e, posteriormente, de uma fábrica de manteiga, tendo como sócio João Abrahão, Joanito, irmão de sua esposa, Josefina.

A revolucionária fábrica de manteiga de leite Jacyra funcionou durante muito tempo em uma área onde estão instalados hoje o restaurante O Caseiro e alguns imóveis próximos ao Hospital e Maternidade São Sebastião, de Vianópolis.

A fábrica de manteiga Jacyra foi importante para a economia de Vianópolis durante muitos anos, uma vez que comprava dos pequenos produtores o creme desnatado produzido em suas propriedades.

Elias Calixto nasceu em Catalão, em 21 de julho de 1909, e faleceu em 28 de maio de 1989, na capital do estado de Goiás.

E o Quadro ORIGEM DAS RUAS DE VIANÓPOLIS lembra que muitos homens e mulheres, de saudosas memórias, que muito contribuíram para o município não foram homenageados com seus nomes em ruas, praças ou avenidas de nossa cidade.

Que nossos vereadores e membros do poder executivo pesquisem com carinho e descubram que alguns saudosos vianopolinos precisam ser lembrados e que emprestem seus nomes para denominar logradouros públicos.

Existem muitos logradouros com nomes de estados, números e outros, sendo possível, portanto, mudanças e reparar erros que possam ter acontecido.

A título de exemplo, em Vianópolis pelo que apurou nossa reportagem não existe nenhuma rua, praça ou avenida que leva o nome do grande e saudoso líder político, Armindo Alves de Melo.

Ele foi uma figura de grande importância para a história da política de Vianópolis, que para ser contada, tem que ter o nome de Armindo Alves de Melo.

Pessoa que era equilibrada, justa e conciliadora e que, sem ter estudos, conseguiu ser em Vianópolis um líder político de respeito e que até nos seus últimos dias de vida era consultado sobre as decisões políticas da cidade.

Sem jamais alterar a voz, sem jamais se impor, ele conseguiu liderar e ser respeitado por aqueles que militavam na política vianopolina.Armindo Alves de Melo foi, no município de Vianópolis, de tudo um pouco, foi vaqueiro, açougueiro, padeiro, cerealista, motorista de caminhão, vendedor de laranjas, comerciante, desportista, agricultor, presidente do Sindicato Rural, vereador e vice-prefeito.

A exemplo de Elias Calixto, que dá nome a uma das ruas do Bairro Michelli, Armindo Alves de Melo é outra saudosa figura vianopolina que merece ser homenageado tendo seu nome em uma rua ou praça da cidade.

Mais dados sobre Elias Calixto que dá nome a uma das ruas do Bairro Michelli estão no livro 1000 FIGURAS VIANOPOLINAS de nossa autoria e que foi publicado em 2011 pela Editora Kelpes de Goiânia.

Fonte: Correspondente Vianopolino