Calil Elias Neto

Hoje no Quadro ORIGEM DAS RUAS DE VIANÓPOLIS vamos contar que uma das principais ruas de nossa cidade, que leva o nome de um vianopolino que faleceu ainda jovem, cinco anos após se formar.

Filho do primeiro prefeito de Vianópolis, Elias Calixto, a figura que descreveremos a seguir, foi-se muito jovem para junto do Grande Pai, mas deixou uma história de luta, de determinação e de exemplos de humildade e carinho para com todos.

Ele empresta seu nome para denominar uma das principais ruas de nossa cidade, e por isso tem seu nome sempre lembrado.

Calil Elias Neto, o quarto filho a nascer no lar do casal Elias e Josefina, faleceu aos 31 anos em um acidente automobilístico próximo à cidade mineira de Paracatu.

Calil Elias Neto, cujo nome é dado a uma das mais importantes vias de Vianópolis, nasceu no dia primeiro de julho de 1942, em Vianópolis.

Ele foi batizado com o nome do avô paterno, Calil Dib, vindo de Safita, Síria, para o Brasil ainda jovem.

Para o irmão, Jamil Elias Dib, hoje médico em Vianópolis, Calil foi um grande filho, um grande irmão, um homem de um grande coração e, acima de tudo, amoroso para com toda a família.

Quando fala do irmão, Jamil se emociona e quem o ouve passa a conhecer um pouco mais do jeito, do coração e da bondade que o saudoso Calil tinha.

Calil Elias Neto estudou na Escola Americano do Brasil, em Vianópolis, no Ginásio Anchieta, de Silvânia, no Lyceu de Goiânia, e se formou em Engenharia, turma de 1968, na Universidade Federal de Goiás.

Após se formar em engenharia civil, Calil Elias Neto trabalhou no antigo DERGO (Departamento de Estradas e Rodagem de Goiás). Em pouco tempo de trabalho no DERGO, conquistou a confiança e o carinho dos superiores e colegas.

Posteriormente, foi contratado para trabalhar na COTERRA, empresa de Engenharia que mantinha diversas frentes de trabalho em Goiás e em outros estados.

Calil Elias Neto faleceu em 29 de agosto de 1973, cinco anos depois de se formar, em um acidente próximo a Paracatu.

Na ocasião, Calil estava trabalhando na pavimentação da rodovia que liga Uberlândia a Patos de Minas, que estava sendo feita pela Empreiteira COTERRA.

Calil entendia que sua ida para Minas Gerais era um desafio e uma experiência importante para a sua tenra carreira de engenheiro.

No entanto, a experiência durou pouco tempo e a morte prematura tirou do lar de Elias Calixto, primeiro prefeito de Vianópolis, o querido filho Calil.

Fonte: Correspondente Vianopolino