Campanha alerta para a prevenção contra o suicídio e especialista explica como ter uma mente saudável durante todos os meses

A campanha Setembro Amarelo é organizada nacionalmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo é alertar as pessoas sobre os graves riscos que transtornos mentais podem causar. Como no dia 10/09 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, setembro foi o mês escolhido para simbolizar a causa. Porém, especialista salienta a importância de cuidar da mente todos os dias do ano.

“Fique em alerta! Se perceber que a pressão interna está muito elevada e que o seu corpo parece transbordar nesse momento ou antes disso pedir e aceitar ajuda pode ser muito eficiente”, explica a coordenadora da Equipe Multidisciplinar da Secretaria de Saúde de Vianópolis, Helielma Lopes.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que, a cada 40 segundos, uma pessoa é vítima de suicídio no mundo. No Brasil, a ABP aponta que 96,8% dos casos estão relacionados diretamente a algum transtorno mental, como depressão e ansiedade. Para reverter esse quadro é importante ficar atento aos sintomas e procurar ajuda quando necessário.

Superintendência de Comunicação

Telefone: (62) 3907-0106 ou 99512-2150
E-mail: comunicacao@vianopolis.go.gov.br