Governador entrega máquinas e equipamentos a 29 municípios

 

Com a finalidade de auxiliar os municípios na melhoria e conservação de estradas, facilitando as atividades rurais que sofrem prejuízo principalmente em razão do período chuvoso, o governador Marconi Perillo entregou, na manhã de hoje, juntamente com o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, 32 máquinas, caminhões e equipamentos a 29 municípios. Os benefícios são resultado de convênio entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os recursos foram da ordem de R$ 6 milhões 397 mil, dos quais 76,2% repassados pela União e os 23,8% restantes em forma de contrapartida do Governo estadual.

 

Acompanhado por secretários e deputados, entre eles o deputado federal Roberto Balestra, um dos responsáveis pelas emendas parlamentares que destinaram recursos para a aquisição das máquinas, Marconi disse que a ação trata-se de mais um compromisso do governo com caráter municipalista, e que o maquinário é muito importante para garantir qualidade do trabalho rural que é realizado naquelas cidades.

 

“Muitas pessoas falam que nosso governo tem compromisso com municipalismo, mas muitas vezes não sabem o que isso representa. Ser municipalista é ser parceiro, entregar benefícios que não vão servir aos prefeitos apenas, mas aos municípios, à população. Não há programa tão importante quanto o de liberação de maquinários. As cidades precisam, principalmente depois das chuvas. A zona rural e os proprietários rurais precisam de estradas em bom estado de conservação, para escoamento da produção, dentre outras benfeitorias”, justificou.

 

Ele pediu à bancada de deputados federais que auxilie na luta pela liberação de mais recursos junto ao Governo Federal a fim de ajudar os municípios que ainda não foram atendidos. “É um pedido que faço ao Balestra e à bancada para nos ajudarem a viabilizar um valor ainda mais expressivo do que este, para que possamos ajudar mais ainda a municipalidade. Se vocês fizerem isso, garanto que nós vamos conseguir a contrapartida do Estado, e vamos fazer isso de forma rápida. Conseguimos comprar essas máquinas porque fomos rápidos nas licitações”, afirmou.

 

Estradas

 

Marconi voltou a garantir que até o final de 2014, os cinco mil quilômetros de estradas que estavam em má qualidade quando assumiu este governo, em 2011, serão recuperados. O objetivo é que, até o final deste ano, o governo consiga entregar quatro mil quilômetros. “Não haverá estradas ruins até o final deste governo. Nós nos preparamos para viabilizar recursos, garantir prioridades, planejar ações, e agora estamos prontos para concluir o maior canteiro de obras de toda história do estado de Goiás. Serão mais dois anos de muitas obras e realizações, que vão atender a praticamente todos os municípios. Mesmo assim, ainda vamos ter ações de ajuda às prefeituras”, garantiu.

 

Ele disse que já conhece as prioridades de cada município, e atenderá aos pedidos dos prefeitos protocolados no início deste ano na medida em que o governo tiver recursos em mão. “Nós vamos mostrar a Goiás, nesses dois últimos anos, o que é realizar um governo de trabalho, de luta, de seriedade, planejado, organizado, econômico, e que traz excelentes resultados para o povo”, arrematou.

 

Os municípios contemplados são: Água Limpa, Castelândia, Caturaí, Córrego do Ouro, Damolândia, Fazenda Nova, Goianira, Iaciara, Inhumas, Ipameri, Itaberaí, Itapirapuã, Itauçu, Mimoso de Goiás, Nerópolis, Nova Crixás, Nova Glória, Padre Bernardo, Rianápolis, Santa Bárbara de Goiás, Santa Fé de Goiás, Santa Helena de Goiás, Santa Rosa, São João da Aliança, São Luís de Montes Belos, São Miguel de Passa Quadro, Turvânia, Varjão e Vianópolis. 

Goiânia, 11 de abril de 2013.

Gabinete de Imprensa do Governador