No dia de hoje participamos de uma grande mobilização, denominada “Viva Seu Município”, organizada pela Associação Goiana de Municípios (AGM) e pela Federação Goiana de Municípios (FGM), onde reivindicamos mais recursos para as administrações municipais, pautadas em um novo pacto federativo.

Saímos da Praça do Trabalhador, seguindo até a Praça Cívica, onde fomos recebidos na porta do Palácio das Esmeraldas, pelo governador Marconi Perillo.

Dentre as nossas reivindicações estão:

Aumento de 2% do Fundo de Participação dos Municípios; Reformulação da Lei Complementar 116/2003 do ISS; Desonerações do IPI somente da parcela da União; Redistribuição dos royalties de petróleo e gás E encontro de contas das dívidas previdenciárias.

No âmbito do estado, a AGM pede aumento no repasse para o transporte escolar, maior participação do estado na destinação de recursos para alimentação de presos e para a área da saúde.

O governador Marconi Perillo, em rápido pronunciamento disse: “Nós, do Estado, também sofremos na pele esse problema da excessiva concentração de recursos nas mãos da União. Temos que continuar a lutar para que o Pacto Federativo seja revisto”. Reafirmou, ainda, sua determinação em minorar os problemas vividos pelos municípios ante a escassez de verbas, através da liberação de recursos para programas sociais e de infraestrutura como pavimentação asfáltica urbana e cheques moradia.

A luta da AGM, FGM e da CNM continuará entre os dias 12 e 15 de maio, durante a XVII Marcha a Brasília, concentração que pretende reunir prefeitos municipais de todo o País.

ISSY QUINANPrefeito Municipal