Municípios da região da Estrada de Ferro receberão reforços na área da Segurança Pública a curto e médio prazos. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18/6) pelo secretário Joaquim Mesquita, durante audiência pública realizada em Silvânia e que teve participação de representantes dos municípios de Gameleira, Vianópolis e Leopoldo de Bulhões.

 

As medidas anunciadas pela SSPJ-GO atendem à reivindicações dos próprios municípios. A primeira delas é a destinação de mais uma picape para fazer a patrulha rural na região. Segundo Joaquim Mesquita, em aproximadamente 15 dias o veículo estará disponível.

 

Contudo, para que a patrulha funcione 24 horas por dia, a SSPJ-GO e a prefeitura de Silvânia firmaram uma convênio para o pagamento de horas extras para os policiais militares da região. O custo estimado será de R$ 9 mil por mês.

 

Outro pedido das autoridades locais é a designação de um delegado titular para Vianópolis, que hoje conta apenas com uma delegada substituta. No município, está em fase final a construção a nova delegacia, ao custo de aproximadamente R$ 135 mil. Os recursos foram disponibilizados pela SSPJ-GO, prefeitura e comunidade, por meio do Conselho de Segurança.

 

A previsão é que o prédio esteja concluído em três meses. Em visita à obra, o secretário Joaquim Mesquita afirmou que, com a contratação de mais de 100 novos delegados por meio do concurso público em andamento, será possível atender o pleito. “A Secretaria não pode deixar de atender um município onde a comunidade faz um trabalho como esse (da construção da delegacia)”, disse o secretário.

 

A terceira reivindicação dos municípios da Estrada de Ferro é a transferência da custódia de presos para a Agência Prisional – hoje o trabalho é compartilhado com as polícias Civil e Militar. Joaquim Mesquita informou que, com a criação da secretaria própria para o sistema prisional, já aprovada na Assembleia Legislativa, será implantado um cronograma para que todos os presos de Goiás sejam custodiados pela nova pasta. Atualmente, segundo o secretário, cerca de 10% deles estão sob responsabilidade das polícias.

 

Durante a audiência pública em Silvânia, os prefeitos participantes ressaltaram a importância das parcerias entre Estado e municípios na área da Segurança Pública. O prefeito José Faleiro citou que Silvânia terá monitoramento por câmeras, o que auxiliará o trabalho das polícias.

 

O promotor Carlos José de Pina também enalteceu as parcerias entre Ministério Público e as polícias. Pina lembrou, ainda, que todas as estruturas do Poder Público devem atuar em conjunto para a prevenção do uso de drogas, que está por trás do aumento da criminalidade em todo o País. “As drogas não são apenas caso de polícia. A educação, a saúde, são fundamentais no combate a elas”, listou.

 

Presidente do Sindicato de Produtores Rurais, Ronaldo Morais avaliou como de grande importância a melhora na patrulha rural. “Hoje os marginais das cidades grandes vão para as cidades pequenas, principalmente para a zona rural. E os pequenos produtores são os mais atingidos”, acredita.

 

Acompanhado do delegado regional Jean Carlo Arruda e do comandante da PM em Anápolis, coronel José Custódio (que representou o comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves), a comitiva da SSPJ-GO também visitou as delegacias, sedes da PM e presídios de Silvânia e Vianópolis.

 

Fonte: Secretaria de Segurança Pública